Avaliação da aprendizagem na percepção do enfermeiro docente

Autores

  • Josilene Maria de Sousa
  • José Diego Marques Santos
  • Bárbara de Jesus Cunha da Silva
  • Nalma Alexandra Rocha de Carvalho
  • Fathyellen Lemos e Silva
  • Dean Douglas Ferreira de Olivindo

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Educação em enfermagem, Docentes de enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever a percepção do enfermeiro docente sobre a avaliação da aprendizagem. Método: estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado em uma instituição de ensino privada, com 10 dez professores do Curso de Graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados no mês de setembro e outubro de 2011, mediante entrevista semiestruturada. A interpretação dos achados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: emergiram três categorias: "Avaliação da aprendizagem no cotidiano do professor de enfermagem", "As dificuldades encontradas pelo professor de enfermagem na avaliação da aprendizagem" e "Avaliação da Aprendizagem como ferramenta docente". Conclusão: os enfermeiros docentes percebem a importância da avaliação da aprendizagem, apontando que a mesma deve ser diversificada. Encoraja-se a realização de novas pesquisas sobre a temática englobando também professores de instituições públicas.

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Publicado

2017-11-17

Edição

Seção

Artigos Originais