Ações de saúde em idosas de uma comunidade de Teresina, Piauí: experiência interdisciplinar

Autores

  • Luana Gabrielle de França Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Erica Diana Rodrigues Nascimento CEIR

Palavras-chave:

Fisioterapia, Psicologia, Interdisciplinar

Resumo

Este estudo objetiva apresentar um relato de experiência vivenciado por residentes multiprofissionais em saúde da família e comunidade da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com o intuito de descrever as ações de saúde realizadas em um grupo de idosas no território Vila Bandeirantes do município de Teresina, Piauí. Os encontros do grupo tinham caráter de prática corporal, terapêutica e sociocultural, destacando como estratégia a educação popular em saúde. Os encontros aconteciam duas vezes por semana e as ações em saúde objetivavam a execução de atividades para melhorar a qualidade de vida e o resgate da cidadania da pessoa idosa, incentivando reivindicação de seus direitos. Conclui-se que o grupo foi uma estratégia para atender a demanda, sendo a saúde dialogada com horizontalidade entre os saberes populares e técnico-científico, empoderando idosas e fortalecendo a cidadania.

Biografia do Autor

Luana Gabrielle de França Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta do HU-UFPI, especialista em fisioterapia hospitalar, neurológica funcional e saúde da família. Mestre em Neurociências e Doutoranda em Ciências Médicas.

Erica Diana Rodrigues Nascimento, CEIR

Especialista em Saúde da Família e Comunidade (UESPI) e Especialista em Saúde Mental (FATEC). Psicóloga do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

Referências

ALBUQUERQUE, P.C.; STOTZ, E.N. A educação popular na atenção básica à saúde no município: em busca da integralidade. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 8, n. 15, p. 259-74, 2004.

ALMEIDA ST, VALENTIM AL, DIEFENBACH N. Lian gong como prática fisioterápica preventiva do envelhecimento. Estud. interdiscip. envelhec., v. 6, p.103-110, 2004.

ALVES, V.S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v. 9, n. 16, p. 39-52, set.2004/fev.2005.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006a.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA EXECUTIVA. DEPARTAMENTO DE APOIO À DESCENTRALIZAÇÃO. Diretrizes operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Atenção Básica e a Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

CAMARÃO T. Pilates com elástico no Brasil: tônus muscular e flexibilidade. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009.

COSTA, M. F. L.; VERAS, R. Saúde pública e envelhecimento. Rio de Janeiro: Cad. Saúde Pública, v. 19, n. 3, 2003.

FEIJÃO, A.R.; GALVÃO, M.T.G. Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas. Rev. RENE. Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 41-49, 2007.

JAHN, A.C.; et al. Educação popular em saúde: metodologia potencializadora das ações do enfermeiro. Rev Enferm UFSM, v. 2, n. 3, p.547-552, 2012.

MACHADO, J.C.; et al. Análise de três estratégias de educação em saúde para portadores de hipertensão arterial. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 2, p. 611-620, 2016.

MENEZES JÚNIOR, J.E.; et al. Educação em saúde como estratégia para melhoria da qualidade de vida dos usuários hipertensos. Rev Rene, Fortaleza, v. 12, n.esp., p.1045-51, 2011.

MONKEN, M; BARCELLOS, C. O território na promoção e vigilância em saúde. In: FONSECA, A.F; CORBO, A.D.A. O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJ/FIOCRUZ, 2007.

SOUZA, J.O.R.L.; et al. Lian Gong: prática corporal chinesa e sua relação com a qualidade de vida em idosos. Saúde Coletiva, v. 43, n. 7, p.213-215, 2010.

TOLEDO, M.M.; RODRIGUES, S.C.; CHIESA, A.M. Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 233-8, 2007.

VASCONCELOS, E.M. Educação Popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativa das políticas de saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p.67- 83, 2004.

Downloads

Publicado

2018-03-09

Edição

Seção

Relato de Experiência