Ludicidade em educação alimentar e nutricional no âmbito escolar: uma alternativa de prática pedagógica

Autores

  • Viviane Ferreira dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Caroline Roberta Freitas Pires Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.17648/2317-5079.v11n2.1325

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Ludicidade, Didática, Alimentação.

Resumo

A escola assume um papel importante no desenvolvimento da criança, sendo as práticas lúdicas excelente ferramenta para aprimoramento e fixação dos conteúdos abordados. A Educação Alimentar e Nutricional - EAN inserida em sala de aula de maneira lúdica pode fomentar ações que visem à aquisição de hábitos mais saudáveis. Trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativa realizado com servidores de 16 escolas públicas municipais de Palmas -TO, utilizando-se questionário semiestruturado, como intuito de avaliar as práticas lúdicas desenvolvidas em EAN. Dos dados analisados observou-se que 100% dos profissionais reconhecem a importância da ludicidade para o processo de ensino e aprendizagem, 66% alegam ter um nível mediano de conhecimento sobre o tema e 28% dizem ter um nível alto. Entretanto a utilização dessa metodologia em EAN mostrou-se baixa, visto que apenas 9% afirmaram realiza-las mais de 3 vezes ao longo do ano letivo.  A Ludicidade quando atrelada às atividades de EAN redefine positivamente o modelo de aprendizagem em educação nutricional e educação em saúde. 

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Publicado

2018-08-27

Edição

Seção

Artigos Originais