RelaxadaMENTE: "respira, inspira e não pira"- implantação das técnicas de relaxamento na Atenção Básica
DOI:
https://doi.org/10.17648/2317-5079.v11n3.1375Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em saúde. Práticas Integrativas Complementares. Técnicas de relaxamento. Atenção Primária à Saúde.Resumo
RESUMO:
O objetivo foi descrever a experiência de um grupo de acadêmicos de Enfermagem durante a implementação de técnicas de relaxamento para prevenção de doenças relacionadas ao estresse, vivenciados na comunidade adscrita de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca de uma ação educativa referente à técnicas de relaxamento, experienciada sob modalidade de feira terapêutica, realizada em novembro de 2017. Os achados evidenciam que 59,37% das participantes afirmaram passar por situações de estresse com frequência e 37,05% relataram que o estresse prejudicava o desempenho das atividades diárias. Os achados justificaram a comprovada eficácia dessas terapias naturais ao combaterem o estresse melhorando a qualidade de vida e o bem-estar. Assim, conclui-se que a experiência revelou a possibilidade de repensar sobre a prática profissional baseada apenas na clínica tradicional, nos remetendo para além do individual por meio de um modelo assistencial fundamentado na multidisciplinaridade, integralidade e na humanização do cuidado. Descritores: Educação em saúde. Práticas Integrativas Complementares. Técnicas de relaxamento. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.
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