A educação ambiental na educação do campo uma relação de cumplicidade

Autores

  • Márcia Valéria da Silva Cordovil Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo - FADECAM.
  • Yvens Ely Martins Cordeiro Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo - FADECAM.
  • Sebastião Martins Siqueira Cordeiro Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Abaetetuba- Faculdade de Ciências Exatas e Naturais
  • Cristiane Gomes Moraes Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo - FADECAM.
  • Abel Ferreira Gomes Neto Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo - FADECAM
  • Jose Francisco da Silva Costa Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo - FADECAM. Rua Manoel de Abreu-Abaetetuba Pará/Professor Adjunto I

DOI:

https://doi.org/10.17648/2317-5079.v11n3.1376

Resumo

Este trabalho é fruto da preocupação em relação ao meio ambiente e também sobre as dificuldades que as comunidades do campo enfrentaram e continuam enfrentando na busca pela efetivação de sua educação, da qualidade de vida mais digna e sobre seus direitos enquanto comunidade do campo. Para se entender melhor e com mais clareza a situação da educação das comunidades do campo foi necessário analisar a evolução das lutas e dos desafios enfrentados por eles no passado. Da mesma forma foi necessário, também, identificar a evolução das lutas, das situações legais e informais que a Educação Ambiental precisou ultrapassar para se concretizar como um conteúdo escolar transversal presente no PCNs. Para que se pudesse elaborar informações suficientes e concretas, utiliza-se de uma pesquisa bibliográfica em que os estudos tiveram uma investigação de campo numa  escola de uma comunidade ribeirinha que representa o objeto de estudo por meio de observações e da investigação sobre a comunidade e histórico da escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, elabora-se um questionário para ser aplicado junto á gestão da escola, onde os temas abordados vão de encontro ao que os autores e pesquisadores debatem sobre o tema. Ao final da pesquisa, avalia-se o quanto à educação ambiental e a educação do campo estão entrelaçadas. A transversalidade se constitui apenas, como mais um mecanismo de estudo para que se possa debater a respeito da questão ambiental e sobre a qualidade de vida dos moradores das comunidades do campo.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação do Campo. Transversalidade.

 

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Publicado

2018-11-06

Edição

Seção

Reflexão