A dança nas aulas de educação física no ensino médio: utilização de um jogo educativo

Autores

  • Thais Norberta Bezerra de Moura
  • Fabilane Arrais do Nascimento
  • Talia Nogueira da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.17648/2317-5079.v11n3.1458

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Ensino Médio

Resumo

Objetivou-se verificar a utilização de um jogo educativo como facilitador do conteúdo de dança para o ensino médio. A pesquisa foi realizada em uma escola do Estado do Maranhão, utilizando-se dois formulários, sendo um voltado para os adolescentes, com amostra de 33 e outro aos professores, com amostra de dois. As entrevistas foram gravadas, transcritas e as respostas sistematizadas. A maioria dos alunos relatou que nunca houve alguma atividade voltada para a dança e 66,7% afirmaram que não tiveram essa experiência durante as aulas de Educação Física. A coordenação motora e interação foram relatadas como benefícios da inclusão da dança. Com relação aos professores, estes afirmaram trabalhar com o conteúdo, tendo como benefícios, a cultura do movimento e expressão corporal. Ambos utilizariam o jogo como facilitador da aplicação do conteúdo na aula. Observou-se que o jogo demonstrou ser uma importante ferramenta para aplicação da dança nas aulas.

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Publicado

2018-11-06

Edição

Seção

Artigos Originais