“Gostosura de frutas”: atividade de educação alimentar e nutricional para pré-escolares
Resumo
O trabalho objetiva relatar a experiência de atividade de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvida em uma escola privada de educação infantil, no município de Teresina. As atividades eram realizadas semanalmente, nas sextas-feiras, onde os alunos levavam de casa sua fruta preferida para um piquenique na escola. Para avaliar a preferência do consumo habitual realizou-se uma apresentação com imagens, nomes de frutas e suas características. Quanto às frutas consumidas pelos alunos durante o piquenique observou-se que: banana, manga e maça foram as mais consumidas e morango, ameixa e sapoti foram as menos consumidas. Destaca-se que antes de iniciar o projeto, na turma do Maternal II B, apenas 25% dos escolares levavam frutas na lancheira escolar, diferentemente do segundo semestre onde o resultado elevou-se para 95%. O referido projeto mostrou-se como estratégia educativa promissora no contexto da promoção da alimentação saudável por meio do consumo de frutas entre crianças no ambiente escolar.Referências
ANDRADE J.; et al. Intervenções escolares para redução da obesidade infantil: uma revisão sistemática. Ciên Saúde. v. 8, n. 2, p. 72-78, 2015.
ARAÚJO, A. L.; et al. O impacto da educação alimentar e nutricional na prevenção do excesso de peso em escolares: uma revisão bibliográfica Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. v. 11. n. 62. p. 94-100. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Ministério da Educação (BR). Caderno do gestor do PSE. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.
CAISAN. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade: recomendações para estados e municípios. Brasília. 2014.
DIAS, P.C. et al. Consumo alimentar de crianças e adolescentes estudantes de uma escola municipal. Nutrire. v. 36, p. 311, 2011.
GOMES, M. J. M.; NASCIMENTO, E. G. C. As multifacetas do excesso de peso na criança: uma revisão sistemática. Rev Bra. Ciên Saúde/Revista de Atenção à Saúde. v. 13, n. 45, p. 70-79, 2015.
NG M.; et al. Global, regional and national prevalence of overweight and obesity in children and adults 1980-2013: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2013. Lancet. v. 384, n. 9945, p. 766-81, 2014.
PORTO, E. B. S.; et al. School canteens in the Federal District, Brazil and the promotion of healthy eating. Rev Nutr Campinas. v. 28, n. 1, p. 29-41, 2015.
SILVA, S. T.; et al. Avaliação do impacto no consumo e na aceitação de frutas de uma cidade do interior de Minas Gerais. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI. v. 12, n. 22, p. 70-79, 2016.
SILVA, R. H. M.; NEVES, F. S.; NETTO, M. P. Preschool health: an experience of food and nutrition education as intervention methods. Rev. APS. v. 19, n. 2, p. 321–327, 2016.
ZOLLAR, V. Alimentação do pré-escolar e escolar. Curso Didático de Nutrição, São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de Direitos Autorais
Declaro que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Interdisciplinar.
Assinatura do(s) autor(es)
Data: _____________________________________________________________________
Envio de manuscritos
Os manuscritos devem ser enviados pelo sistema eletrônico para a Revista Interdisciplinar.