Movimentos corporais e costumes em comunidade quilombola do semiárido brasileiro: elementos contribuintes para educação física
Palavras-chave:
Práticas Corporais. Comunidades Tradicionais.Cultura.Resumo
A diversidade acompanha a história da humanidade, através do modo de viver e de estar orientado no existir surgiram diversas culturas com costumes e práticas corporais bastante diversificadas. Desta forma o presente estudo tem como objetivo analisar as práticas corporais e costumes de comunidades quilombola do semiárido piauiense, pois vislumbramos a hipótese de que é através de uma apropriação crítica cultural que a Educação Física cria seus elementos de aplicação. Os procedimentos metodológicos incluirão e questionário onde verificaremos dados sociodemográficos, cultural e de modo de vida, além de uma avaliação antropométrica, e a partir de uma análise do modo de vida da comunidade avaliaremos a hipótese em questão. Os jogos e brincadeiras, dança, artesanato e outros elementos que despertam a sensibilidade, ludicidade, empatia, capacidades intelectuais e físicas que são essenciais para o despertar do ser humano de forma completa dentro da sociedade.
Referências
ANJOS, R. As. A. dos. Quilombos: tradições e cultura da resistência. São Paulo: AoriComunicação, 2006.
BERKES, F., FOLKE, C. Linking social and ecological systems.Cambridge University Press.2000.
BETTI, M. et al. Por uma didática da possibilidade: implicações da fenomenologia de Merleau-Ponty para a educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 19, n.3, p. 39-53, jan. 2007.
BORGES DA COSTA, A.L.; COX, D. L. A experiência do significado na dança circular. JournalofOccupational Science, v. 25, n. 3, p. III-XVI, 2018.
BRACHT, V. A prática pedagógica da educação física: conhecimento e especificidade. In: BRACHT, V. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. P. 41-54.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. 1997.
CASTRO, P. Natureza, ciência e retórica na construção social da ideia de ambiente. FundaçãoCalousteGulbenkian, 2002, 471p.
CRACRAFT, J. e DONOGHUE, M.J. (editores) Assembly the Tree of Life.Oxford: Oxford University Press, 2004. 576p.
CUNHA, M. C. da.Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify, 2009.440p.
DAOLIO, J. A cultura da / na educação física. 2002. 116 f. Tese (Livre-Docência em Educação Física-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas), 2002.
DARWIN, C. As Expressões das Emoções no Homem e nos Animais. 1ª edição. Ed. Companhia de Bolso, 2009.
DARWIN, C. The origin of species. Chicago/London: William Benton Publisher, 1952 [1859].
DE ANDRADA, P.C. DE SOUZA, V.L.T. Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 359-368, 2015.ANDRADE, L. A. B.; SILVA, E. P.; PASSOS, E. O que é ser humano? Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v.12, p.179-191. 2007.
FALCI, M. K. Escravos do sertão: demografia, trabalho e relações sociais. Teresina: Fundação Monsenhor Chaves, 1995.
FOLEY, R. Os Humanos Antes da Humanidade - Uma Perspectiva Evolucionista. São Paulo: UNESP, 2003.
FURTADO, M. B.; PEDROZA, R. L.; ALVES, C. B. Cultura, identidade e subjetividade quilombola: uma leitura a partir da psicologia cultural. Psicologia & Sociedade. Minas Gerais, v. 26, p. 106-115. 2014.
GEIPOT. Avaliação preliminar do Transporte Rural – destaque para o segmento rural. Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte, Brasília, 1995.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999. 176p.
GIUDICE, D. S. História cultura turismo e desenvolvimento em Juazeiro – BA. Revista de Desenvolvimento Econômico.; v. 17, p. 540-57, 2015.
MATURANA, H. & VERDEN-ZOLLER, G. O que é uma cultura. In: MATURANA, H. & VERDEN-ZOLLER, G. Conversações Matrísticas& Patriarcais. 2º ed. São Paulo: Athena, Cap. 1, p. 8-12, 1993.
MENDES, M. I. B. S.; NÓBREGA, T. P. Cultura de movimento: reflexões a partir da relação entre corpo, natureza e cultura. Pensar a Prática, Rio Grande do Norte,v.12, p. 1-10. 2009.
METRING, R. A. Pesquisas Cientificas: planejamento para iniciantes. Curitiba: Juruá, 2009. 189p.
MIRANDA, S. A. Educação escolar quilombola em Minas Gerais: entre ausências e emergências. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 17, p. 369-383. 2012.
MIRANDA, Shirley Aparecida. Educação escolar quilombola em Minas Gerais: entre ausências e emergências. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de Direitos Autorais
Declaro que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Interdisciplinar.
Assinatura do(s) autor(es)
Data: _____________________________________________________________________
Envio de manuscritos
Os manuscritos devem ser enviados pelo sistema eletrônico para a Revista Interdisciplinar.