A PRÁXIS DA ENFERMAGEM ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS

Autores

  • NADYELLE ELIAS SANTOS ALENCAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, CAMPUS PEDREIRAS

Resumo

Objetivo: discutir os espaços conquistados pela enfermagem escolar, as novas demandas frente ao contexto pandêmico atual e as suas perspectivas futuras. Método: pesquisa descritiva, do tipo análise reflexiva, apoiada em referenciais teóricos sobre as ações de saúde na escola com foco na práxis da enfermagem escolar. Resultados: Apesar dos avanços, no Brasil, a atuação da enfermagem escolar é frequentemente subestimada. Observa-se que, diante das demandas relacionadas à pandemia, a práxis da enfermagem escolar é evidenciada por uma tríade de ações administrativas, assistenciais e educacionais. Conclusão: A realidade atual evidencia a escola como importante campo para a atuação da enfermagem, no replanejamento das atividades de ensino e prestação de serviços especializados.

Referências

ARMITAGE, R.; NELLUMS, L.B. Considering inequalities in the school closure response to COVID-19. Lancet Glob Health, London, v.8, n.5, e644, 2020. Available at: https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30116-9

BATTOLLA, J.; BORTZ, J.E. Los orígenes de la salud escolar en Buenos Aires. Rev Hosp Ital B Aires, Buenos Aires, v.27, n.2, p.87-96, 2007. Disponible en: https://www.hospitalitaliano.org.ar/multimedia/archivos/noticias_attachs/47/documentos/10348_27-2.Resena.pdf

BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União 5 dez 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm.

CHRISTMANN, M.; PAVÃO, S.M.O. A saúde do escolar cuidada por práticas governamentais: reflexos para a aprendizagem. Rev educ PUC-Camp,, Campinas, v.20, n.3, p.265-77, 2015. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/viewFile/2803/2206

FIGUEIREDO, T.A.M.; MACHADO, V.L.T.; ABREU, M.M.S. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciênc saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.15, n.2, p.397-402, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v15n2/v15n2a15.pdf

KHATTAB, N. et al. Children returning to schools following COVID-19: A balance of probabilities – Letter to the Editor. Int J Surg, London, v.79, p.202-203, 2020. Available at: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.05.084

MCDONALD, C.C. Reopening Schools in the Time of Pandemic: Look to the School Nurses. J Sch Nurs, Chicago, v.36, n.4, p.239-240, 2020. Available at: https://doi.org/10.1177/1059840520937853

NATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL NURSES (NASN). Framework for 21st Century School Nursing Practice: Clarifications and Updated Definitions. NASN Sch Nurse, Silver Spring, v.35, n.4, p.225-33, 2020. Available at: https://doi.org/10.1177/1942602X20928372

OSMO, A.; SCHRAIBER, L.B. O campo da Saúde Coletiva no Brasil: definições e debates em sua constituição. Saúde Soc, São Paulo, v.24, n.supl.1, p.205-18, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v24s1/0104-1290-sausoc-24-s1-00205.pdf

PIRES, L.M. et al. A enfermagem no contexto da saúde do escolar: revisão integrativa da literatura. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, v.20, n.esp.1, p.668-675, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/5968/4284

RASCHE, A.S.; SANTOS, M.S.S. Enfermagem escolar e sua especialização: uma nova ou antiga atividade. Rev Bras Enferm, Brasília, v.66, n.4, p.607-10, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v66n4/v66n4a22.pdf

THE LANCET CHILD & ADOLESCENT HEALTH. Pandemic school closures: risks and opportunities. Lancet Child Adolesc Health, London, v.4, n.5, p.341, 2020. Available at: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30105-X

VALE, E.G.; PAGLIUCA, L.M.F.; QUIRINO, R.H.R. Saberes e práxis em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm, Rio de Janeiro, v.13, n.1, p.174-180, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v13n1/v13n1a24.pdf

VINER, R.M. et el. School closure and management practices during coronavírus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health, London, v.4, p.397-404, 2020. Available at: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X

ZUCOLOTO, P.C.S.V. O médico higienista na escola: as origens históricas da medicalização do fracasso escolar. Rev bras crescimento desenvolv hum, São Paulo, v.17, n.1, p.136-145, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v17n1/13.pdf

Downloads

Publicado

2020-10-28

Edição

Seção

Reflexão