Ações pedagógicas dos docentes voltadas aos alunos trabalhadores no ensino superior: análise reflexiva

Autores

  • Karina Carvalho de Oliveira
  • Conceição de Maria Carvalho Mendes
  • Suênya Marley Mourão Batista
  • Francisco Daniel Leal Sousa
  • Saraí de Brito Cardoso
  • Eliana Campêlo Lago

Resumo

O perfil dos alunos universitários vem se transformando ao longo dos tempos, os principais fatores que contribuíram para isso foram o aumento do número de universidades que ocorreu com a abertura do ensino superior para o setor privado e os programas do governo voltados para o crédito estudantil. Neste sentido, este estudo objetiva refletir sobre as ações dos docentes do ensino superior voltadas aos alunos trabalhadores no ensino superior. Historicamente o intuito das políticas de ensino profissional no Brasil era a formação de profissionais que viriam a ser mão de obra para o Estado. Entretanto, com varias transformações que foram ocorrendo no ensino superior brasileiro e na sociedade ao longo dos tempos, novos perfis de alunos foram surgindo, especialmente os trabalhadores e as donas de casa. Neste sentido, cabe uma constante reflexão em torno da didática aplicada aos docentes universitários, no intuito de minimizar a exclusão deste novo perfil de alunos do ensino superior e fortalecer a participação ativa e contínua desse grupo no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2014-10-14

Edição

Seção

Reflexão