Formação de recursos humanos para a estratégia saúde da família: percepção do docente

Autores

  • Yndiara Kassia Da cunha Soares UNINOVAFAPI
  • Laila Salane de Moura Costa Uninovafapi
  • Claudete Ferreira de Souza Monteiro Uninovafapi
  • Maria Eliete Batista Moura Uninovafapi

Palavras-chave:

Formação de Recursos Humanos, Saúde da Família, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se discutir a percepção dos docentes do curso de graduação em enfermagem sobre a formação do acadêmico para a Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado com seis professores, por meio de entrevistas abertas. A produção de dados ocorreu em março de 2012, estes foram analisados pela técnica de conteúdo e formaram categorias de análise. As categorias analíticas apontaram uma condução satisfatória na condução do ensino para a ESF, estando mais dirigido a atenção básica, ultrapassando o modelo biomédico e tecnicista. Entretanto também ouve o olhar de desafios ainda presentes na condução do ensino para a Estratégia Saúde da Família. Os professores reconhecem a necessidade de integrar mais a teoria com a prática. Considerou-se a formação do acadêmico para a Estratégia Saúde da Família permite ultrapassar o modelo biomédico, formando enfermeiros mais reflexivos e comprometidos com a promoção e prevenção de agravos a saúde.

Biografia do Autor

Yndiara Kassia Da cunha Soares, UNINOVAFAPI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Uninovafapi.

Referências

BEZERRA, A.L. O contexto da educação continuada em enfermagem. São Paulo: Lemar e Martinari; 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ediçõess 70, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília, 2.ed, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n.3 de 07 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. – PRÓ-SAÚDE. Brasília, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia prático do programa saúde da família. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

CAMELO, S.H.H. Riscos psicossociais relacionados ao estresse no trabalho das equipes de saúde da família. Tese. 2006. [Doutorado em Enfermagem]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem da USP; 2006.

CECCIM, R. B.; BILIBIO, L. F. S. Articulação com o Estudantil da Área da Saúde: uma estratégia de inovação na formação de recursos humanos para o SUS VER–SUS Brasil. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Cadernos de Textos VERSUS Brasil. Brasília, 2004.

FEUERWERKER, L. Educação dos profissionais de saúde hoje: problemas, desafios, perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Revista da ABENO, v. 3, n. 1, p. 24-27, 2003.

GIL, C.R.R. Formação de Recursos Humanos em Saúde da Família. Cad. Saúde Pública, v.21, n.2, p.490-498, 2005.

GONÇALVES, A. A Formação do Enfermeiro para a Estratégia Saúde da Família. Rev. enferm. UFPE on line, v. 4, n. 3, p. 1543-9, 2010.

HADDAD, J,; MOJICA, M.J.; CHANG, M.I. Processo de educación permanente en salud. Educ Med Salud, v.21, n.1, p.11-29, 1989.

MARSIGLIA, R.M.G. Instituições de ensino e o Programa Saúde da Família: o que mudou?. Rev Bras Saúde Família, v.5, n.7, p.30-41, 2004.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.

MOTTA, J.I.J.; BUSS, P.; NUNES, T.C.M. Novos desafios para a formação de recursos humanos em saúde. Rev Olho Mágico, v.8, n.3, 2001.

ROSSONI, E.; LAMPERT, J. Formação de profissionais para o sistema único de saúde e as diretrizes curriculares. Boletim da Saúde, v.18, n.1, 2004.

SANTOS, B.R.L. et al. Formando o enfermeiro para o cuidado à saúde da família: um olhar sobre o ensino de graduação. Revista Brasileira de Enfermagem, v.53, n.(esp), p.49-59, 2000.

SOUSA, M.F. Saúde da Família provoca inovações nas instituições de ensino superior. Rev Bras Saúde Família, v.1, n.2, p.8-11, 2000.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Edição

Seção

Artigos Originais