Vírus linfotrópicos de células T humanas: percepção dos enfermeiros que realizam pré-natal

Autores

  • Suely Gomes Figueira Maternidade Dona Evangelina Rosa.
  • Adriana Maria de Sousa Hospital Universitário do Piauí (HU/UFPI).
  • Wlicélia Silva dos Santos Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN,UFRJ).
  • Ivonizete Pires Ribeiro Centro Universitário UNINOVAFAPI

Palavras-chave:

HTLV. Percepção. Enfermagem.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a percepção dos enfermeiros que realizam consulta de pré-natal sobre a sorologia para HTLV, importância de sua implementação e do acolhimento à gestante soropositiva. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, realizado em Unidades Básicas de Saúde da região sudeste de Teresina/PI/Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas com 08 enfermeiros. Foi realizada análise de conteúdo temática. O projeto de pesquisa foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 32381614.7.0000.5210. Com base nas informações colhidas nas entrevistas percebe-se que os participantes têm uma percepção superficial a respeito do vírus HTLV e desconhecem o exame que o detecta. O estudo revela a falha por parte dos gestores, e a necessidade de qualificar o profissional da saúde para o acolhimento de soropositivos para HTLV, principalmente por não existir protocolo, os profissionais não solicitam o exame que detecta o vírus em gestantes. 

Biografia do Autor

Suely Gomes Figueira, Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Enfermeira

Adriana Maria de Sousa, Hospital Universitário do Piauí (HU/UFPI).

Enfermeira.

Wlicélia Silva dos Santos, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira

Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN,UFRJ).

Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Gaduação em Enfermagem da EEAN,UFRJ. Bolsista Demanda Social CAPES. Membro do Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, EEAN,UFRJ. Pós-Graduando em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Ivonizete Pires Ribeiro, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Doutora em Medicina Tropical. Docente do Centro Universitário UNINOVAFAPI e UESPI. Enfermeira da CCIH do Hospital Getúlio Vargas (Teresina/PI).

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos Originais