Percepção do profissional de enfermagem acerca do cuidado humanizado no ambiente hospitalar
Palavras-chave:
EnfermagemResumo
Objetivou-se neste estudo analisar a percepção do profissional de enfermagem acerca da humanização do cuidado no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 11 profissionais de enfermagem da clínica médica de um hospital público de Picos-PI, através de entrevistas semiestruturadas. Os depoimentos foram organizados em três categorias: Significado de humanização do cuidado para os profissionais de enfermagem: conceito e importância; Ações humanizadas dos profissionais de enfermagem na assistência ao usuário; e Problemas que interferem negativamente na prática do cuidado humanizado. Os resultados revelam que os profissionais de enfermagem possuem diversas concepções acerca da humanização e que apesar de reconhecerem sua importância convivem com dificuldades que interferem na sua promoção no cotidiano de trabalho. Concluiu-se que a efetivação do cuidado humanizado exige mudanças no âmbito da gestão dos serviços, com a participação de todos os envolvidos no processo de cuidar.
Descritores: Assistência Hospitalar. Cuidados de Enfermagem. Humanização da Assistência.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BECK, C. L. C. et al. Humanização da assistência de enfermagem: percepção de enfermeiros nos serviços de saúde de um município. Rev. Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre (RS), v. 30, n. 1, p. 54-61, 2009.
BECK, C.L.C. A humanização na perspectiva dos trabalhadores de enfermagem. Rev. Texto Contexto Enferm, v. 16, n. 03, p. 503-510, 2007.
BECKES, D. S.; LUNARDI FILHO, W. D.; LUNARDI, V. L. O processo de humanização do ambiente hospitalar centrado no trabalhador. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 221-227, 2006.
BEDIN, E; RIBEIRO, L. B. M.; BARRETO, R. A. S. B. Humanização da assistência de enfermagem em centro cirúrgico. Revista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia (GO), v. 06, n. 03, p. 400-409, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Secretaria de Assistência à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
______. Ministério da Saúde. Humaniza SUS – Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.
______. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Normas para pesquisa envolvendo seres humanos: (Res. CSN 466/12). Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
GENOVEZ, C. B. A. et al. Humanização no cuidado de enfermagem hospitalar: abordagem sobre os programas do ministério da saúde. Rev. Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá, v. 4, n. 3, p. 269-275, set./dez. 2005.
LEITE, T. A. A. F.; STRONG, M. I. A influência da visão holística no processo de humanização hospitalar. O Mundo da Saúde. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 203-214, abr./jun., 2006.
MACIAK, I.; SADRI, J.V.A.; SPIER, F.D. Humanização da assistência de enfermagem em
uma unidade de emergência: percepção do usuário. Cogitare Enfem. Paraná., v. 14, n.1, p.127-35. jan/mar. 2009.
MATSUDA, L. M.; SILVA, N.; TISOLIN, A. M. Humanização da assistência de enfermagem: estudo com clientes no período pós-internação de uma UTI-adulto. Rev. Acta Scientiarum. Health Sciences. Maringá, v. 25, n. 2, p. 163-170, 2003.
MEZZOMO, A. A. Humanização hospitalar: fundamentos antropológicos e teológicos. São Paulo, 2010.
OLIVEIRA, M. E. Mais uma nota para a melodia da humanização. In: OLIVEIRA, M. E.; ZAMPIERI, M. F. M.; BRUGGEMANN, O . M. A melodia da humanização: reflexos sobre o cuidado durante o processo do nascimento. Florianópolis: Cidade Futura, 2001.
PINHO, I. C.; SIQUEIRA, J. C. B. A.; PINHO, L. M. O. As percepções do enfermeiro acerca da integralidade da assistência. Rev. eletrônica de enfermagem, v. 08, n. 01, p. 42-51, 2006.
RIOS, I. C. Caminhos da humanização na saúde: prática e reflexão. São Paulo: Áurea Editora, 2009.
SILVA, A. G.; SOUZA, T. T. R.; MARCELINO, K. Assistência de enfermagem humanizada: dificuldades encontradas por enfermeiros em hospital privado de São Paulo. Rev. ConScientiae Saúde, v. 7, n. 2, p. 251-259, 2008.
VILA, V. da S. C.; ROSSI, L. A. O significado cultural do cuidado humanizado em unidade de terapia intensiva: “muito falado e pouco vivido”. Rev. Latino americana de Enfermagem. v. 10, n. 02, p. 137 – 144, 2002.
WALDOW, V.R. Cuidar: expressão humanizadora da enfermagem. 3. Ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de Direitos Autorais
Declaro que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Interdisciplinar.
Assinatura do(s) autor(es)
Data: _____________________________________________________________________
Envio de manuscritos
Os manuscritos devem ser enviados pelo sistema eletrônico para a Revista Interdisciplinar.