Percepção do profissional de enfermagem acerca do cuidado humanizado no ambiente hospitalar

Autores

  • Delvandio Oliveira de Carvalho Universidade Estadual do Piauí
  • Nato Nael Ribeiro Cavalcante dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • Ana Roberta Vilarouca da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Gerdane Celene Nunes Carvalho Universidade Estadual do Piauí

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

Objetivou-se neste estudo analisar a percepção do profissional de enfermagem acerca da humanização do cuidado no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 11 profissionais de enfermagem da clínica médica de um hospital público de Picos-PI, através de entrevistas semiestruturadas. Os depoimentos foram organizados em três categorias: Significado de humanização do cuidado para os profissionais de enfermagem: conceito e importância; Ações humanizadas dos profissionais de enfermagem na assistência ao usuário; e Problemas que interferem negativamente na prática do cuidado humanizado. Os resultados revelam que os profissionais de enfermagem possuem diversas concepções acerca da humanização e que apesar de reconhecerem sua importância convivem com dificuldades que interferem na sua promoção no cotidiano de trabalho. Concluiu-se que a efetivação do cuidado humanizado exige mudanças no âmbito da gestão dos serviços, com a participação de todos os envolvidos no processo de cuidar.

Descritores: Assistência Hospitalar. Cuidados de Enfermagem. Humanização da Assistência. 

Biografia do Autor

Delvandio Oliveira de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família no município de Brejo Santo-CE. Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família. Pós-graduando em Urgência e Emergência pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo.

Nato Nael Ribeiro Cavalcante dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - CSHNB. Diretor de Comunicação do Diretório Central dos Estudantes - DCE/UFPI/CSHNB. Ex-Diretor de Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico de Enfermagem – CAEnf/UFPI/CSHNB.

Ana Roberta Vilarouca da Silva, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Mestrado em Ciência e Saúde da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFPI - CSHNB. Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva - GPESC/CNPq/FAPEPI/UFPI.

Gerdane Celene Nunes Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí – Campus de Picos. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva – GPESC/CNPq/UFPI.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.

BECK, C. L. C. et al. Humanização da assistência de enfermagem: percepção de enfermeiros nos serviços de saúde de um município. Rev. Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre (RS), v. 30, n. 1, p. 54-61, 2009.

BECK, C.L.C. A humanização na perspectiva dos trabalhadores de enfermagem. Rev. Texto Contexto Enferm, v. 16, n. 03, p. 503-510, 2007.

BECKES, D. S.; LUNARDI FILHO, W. D.; LUNARDI, V. L. O processo de humanização do ambiente hospitalar centrado no trabalhador. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 221-227, 2006.

BEDIN, E; RIBEIRO, L. B. M.; BARRETO, R. A. S. B. Humanização da assistência de enfermagem em centro cirúrgico. Revista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia (GO), v. 06, n. 03, p. 400-409, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Secretaria de Assistência à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

______. Ministério da Saúde. Humaniza SUS – Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

______. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Normas para pesquisa envolvendo seres humanos: (Res. CSN 466/12). Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

GENOVEZ, C. B. A. et al. Humanização no cuidado de enfermagem hospitalar: abordagem sobre os programas do ministério da saúde. Rev. Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá, v. 4, n. 3, p. 269-275, set./dez. 2005.

LEITE, T. A. A. F.; STRONG, M. I. A influência da visão holística no processo de humanização hospitalar. O Mundo da Saúde. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 203-214, abr./jun., 2006.

MACIAK, I.; SADRI, J.V.A.; SPIER, F.D. Humanização da assistência de enfermagem em

uma unidade de emergência: percepção do usuário. Cogitare Enfem. Paraná., v. 14, n.1, p.127-35. jan/mar. 2009.

MATSUDA, L. M.; SILVA, N.; TISOLIN, A. M. Humanização da assistência de enfermagem: estudo com clientes no período pós-internação de uma UTI-adulto. Rev. Acta Scientiarum. Health Sciences. Maringá, v. 25, n. 2, p. 163-170, 2003.

MEZZOMO, A. A. Humanização hospitalar: fundamentos antropológicos e teológicos. São Paulo, 2010.

OLIVEIRA, M. E. Mais uma nota para a melodia da humanização. In: OLIVEIRA, M. E.; ZAMPIERI, M. F. M.; BRUGGEMANN, O . M. A melodia da humanização: reflexos sobre o cuidado durante o processo do nascimento. Florianópolis: Cidade Futura, 2001.

PINHO, I. C.; SIQUEIRA, J. C. B. A.; PINHO, L. M. O. As percepções do enfermeiro acerca da integralidade da assistência. Rev. eletrônica de enfermagem, v. 08, n. 01, p. 42-51, 2006.

RIOS, I. C. Caminhos da humanização na saúde: prática e reflexão. São Paulo: Áurea Editora, 2009.

SILVA, A. G.; SOUZA, T. T. R.; MARCELINO, K. Assistência de enfermagem humanizada: dificuldades encontradas por enfermeiros em hospital privado de São Paulo. Rev. ConScientiae Saúde, v. 7, n. 2, p. 251-259, 2008.

VILA, V. da S. C.; ROSSI, L. A. O significado cultural do cuidado humanizado em unidade de terapia intensiva: “muito falado e pouco vivido”. Rev. Latino americana de Enfermagem. v. 10, n. 02, p. 137 – 144, 2002.

WALDOW, V.R. Cuidar: expressão humanizadora da enfermagem. 3. Ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Edição

Seção

Artigos Originais