O sentido numérico em crianças

Autores

  • Lêda Maria de Carvalho Ribeiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Palavras-chave:

sentido numérico, educação, crianças

Resumo

Sentido numérico não é fácil de ser definido, mas pode ser entendido como uma boa intuição sobre os números, seus usos e suas relações. Através de duas tarefas distintas, a presente investigação teve como objetivo examinar alguns indicadores em crianças da educação infantil em relação às operações de adição e subtração. Os participantes foram divididos em: 30 crianças de classe média-alta, alunas de escolas particulares, e 30 crianças de baixa renda, alunas de escolas públicas. As crianças de baixa renda apresentam um sentido numérico pouco elaborado, bem como, certas limitações em explicitar verbalmente as justificativas acerca de seus julgamentos. Os resultados obtidos contribuem para pesquisa na área de sentido numérico tanto do ponto de vista metodológico como na perspectiva de possibilidades de análise.

Palavras-chave: Sentido Numérico. Operações Aritméticas. Educação Infantil.

Biografia do Autor

Lêda Maria de Carvalho Ribeiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Mestre em psicologia cognitiva pela UFPE, docente da universidade estadual do piaui.

Referências

CARRAHER, T. N.; CARRAHER, D. W.; SCHLIEMANN, A. D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Editora Cortez, 1988.

GREENO, J. Number sense as situated knowing in a conceptual domain. Journal for Research in Mathematics Education, v.22, n.3, 1991. p. 170-218.

GRIFFIN, S. Teaching number sense. Educational Leadership, 2004 (b). p. 39-42.

HOWDEN, H. Teaching number sense. Arithmetic Teacher, v.36, n.6, p. 6-11, 1988.

MARKOVITS, Z.; PANG, J. S. Students’ ability to cope with routine tasks and with number-sense tasks in Israel and Korea. In HOINES, M. J.; FUGLESTAD A. B. (Ed.), Proceedings of the 28TH Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. v. 1, Bergen: Bergen University College, 2004.

MARKOVITS, Z.; SOWDER, J. Developing number sense: an intervention study in grade 7. Journal for Research in Mathematics Education, vol. 25, n.1, p. 4-29, 1994.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Conhecimento de mundo. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1988.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.

RESNICK, L. Defining, assessing, and teaching number sense. In: Sowder, J. ; B. Schappelle (Eds.), Establishing Foundations for Research on Number Sense and Related Topics: Report of a Conference, 1989, p.35-39.

SOWDER, J. Discussion notes. In: Sowder, J.; Schappelle, B. P. (Ed.), Establishing Foundations for Research on Number Sense and Related Topics: Report of a Conference, 1989, p. 19-24.

SOWDER, J. A. Compreensão de número na escola de primeiro grau. In: Meira, L.; Spinillo, A. G. (Orgs.), Anais da І Semana de Estudos em Psicologia da Educação Matemática. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1995, p.19-27.

SPINILLO, A G. O sentido de número e sua importância na educação matemática. In: Brito, M. (org), Solução de Problemas e a Matemática Escolar, 2004, p. 83-111.

SPINILLO, A. G.; BRYANT, P. Children’s proportional judgments: the importance of ‘half’. Children Development, v. 62, 1991.

SPINILLO, A. G.; BRYANT, P. Proportional reasoning in young children: part-part comparisons about continuous and discontinuous quantity. Mathematical Cognition, v. 5, n. 2, p.181-197, 1999.

STREEFLAND, L.; AMEROM, B. V. Didactical phenomenology of equations. In: Giménez, J.; Lins, R. C.; Gomes, B. (Orgs.), Arithmetics and Algebra Education: Searching for the Future, 1996, p.138-149.

YANG, D-C. Developing number sense. Through realistic settings. Australian Primary Mathematics Classroom. A Journal of the Australian Association of Mathematics’ Teachers Inc, v. 8, n. 3, p. 12-17, 2003a.

YANG, D-C. Teaching and learning number sense: an intervention study of fifth grade students in Taiwan. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 1, n. 1, p.115-134, 2003b.

YANG, D-C. ; REYS, R. E. Developing number sense. Mathematics Teaching, v. 176, p. 39-41, 2001a.

YANG, D-C. ; REYS, R. E. One fraction problem, many solution paths. Mathematics Teaching in the Middle School, v. 7, n. 3, p. 164-166, 2001b.

YANG, D. C. ; REYS, R. E. Fractional number sense strategies possessed by sixth grade students in Taiwan. Hiroshima Journal of Mathematics Education, n. 10, p. 53-70, 2002.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Edição

Seção

Artigos Originais