Análise Microbiológica da Água de Coco Industrializada

Autores

  • Elimar Alves da Silva
  • Rosimeyre Gessica Pereira Faculdade Santo Agostinho
  • Giancarlo da Silva Sousa

Palavras-chave:

Nutrição

Resumo

O presente trabalho objetivou verificar a qualidade microbiológica de amostras de água de coco comercializadas na cidade de Teresina-PI. Foram coletadas três amostras de água de coco, em três centros comerciais, as amostras foram mantidas em recipientes isotérmicos com gelo para sua melhor conservação e transportadas imediatamente para o Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Universidade Federal do Piaui, NUEPPA – Teresina-Pi. Foram realizadas análises de coliformes a 45°C e Salmonella spp, segundo as normas da APHA - American Public Health Association (2001). A interpretação dos resultados foi feita de acordo com os critérios microbiológicos estabelecidos RDC N° 12, 02 de janeiro de 2001 da ANVISA. Os resultados para coliformes a 45°C revelam que duas amostra encontra-se em conformidade com a legislação e uma das amostras, esta em desacordo com o padrão federal vigente que permite até 10NMP/ml. Para Salmonella spp., os resultados encontrados foram de ausência em todas as amostras. Palavra-chave: Comercio. Qualidade. Água de coco.

Referências

BRASIL. Resolução RDC n. 12, 2 de janeiro de 2001. Dispõe sobre os princípios gerais para o estabelecimento de critérios e padrões microbiológicos para alimentos. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.

CARVALHO, J. M, C et al.Água-de-coco: Propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Água de Coco Propriedades. Ciêcias Agrarias, Londrina, V, 27, n.3, p.452, jul./set.2006.

COSTA, L. M. C. et al. Avaliação de água-de-coco obtida por diferentes Métodos de Consevação.Ciênc. agrotec., Lavras, v. 29, n. 6, p. 1239-1247, nov./dez., 2005.

DIAS, M. F. et al. Qualidade microbiológica da água de coco comercializada em carrinhos ambulantes, em Vitória da Conquista, BA. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.17, n.1, p.97-103, 2015.

IMAIZUMI, V,M. Análise Isotópica, física-quimica, centesimal e energética de água de coco-Botucatu:[S.N],2015ix,50Fls:Grafs.Tabs.

LIMA, et al. Análise Sensorial da Água de coco anão verde processada e comercializada no Sertão Paraibano e Cearense. Revista Verde (Pombal-PB-Brasil)v.10,n.1,p.165-169, jan-mar,2015.

LIRA, at AL. Processo de Esterelização Comercial de Água de coco verde por Membranas Cerâmicas-Campina Grande, 2010.109FLs.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos Originais