Relações familiares de idosos com ideação e tentativas suicidas em Teresina-PI

Autores

  • Patrícia Rafaele dos Reis Albuquerque
  • Ana Célia Sousa Cavalcante
  • Fernanda Carline Vieira do Nascimento Associação de Ensino Superior do Piauí
  • Esmeralda Maria Lustosa Barros
  • Raíssa Higuchi Lustosa Nery Higuchi
  • Mônica Pereira da Silva

Palavras-chave:

Psicologia, Enfermagem

Resumo

A ideação suicida relaciona-se aos vários graus de intensidade do pensamento de se matar. As tentativas de suicídio são os atos cometidos por indivíduos que pretendem se matar, mas cujo desfecho não resulta em óbito. Esta pesquisa foi realizada na cidade de Teresina-PI. Teve como objetivo compreender as relações familiares de idosos com ideação e tentativas suicidas e identificar a história da dinâmica familiar desse idoso. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa focada em entrevistas através de uma ficha de identificação e roteiro de Entrevista Semiestruturada. Verificou-se que os idosos vivenciam conflitos nas relações familiares, sentem-se desprezados, abandonados e rejeitados pelos familiares, motivos pelos quais se culpam; convivem em meio familiar, mas de modo isolado, vivem isolados socialmente e em sofrimento psíquico, com transtornos mentais, que favorecem a ideação suicida. De tal modo que o idoso busca a religiosidade como formas de enfrentamento e de dar sentido à vida.

Palavras-chave: Ideação. Tentativas suicidas. Relações familiares de idosos.

Biografia do Autor

Fernanda Carline Vieira do Nascimento, Associação de Ensino Superior do Piauí

Enfermagem e área da saúde

Referências

ALMEIDA, A. M. Suicídio: Estudos Fundamentais. São Paulo, Segmento Farma, 2004. pp.: 53-60.

FRANÇOSO, F. G. A Ressocialização do Idoso a partir da Comunicação através da Atividade Física. Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde. São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.projetoradix.com.br/arq_artigo/X_08.pdf>. Acesso em: 03 outubro de 2013.

HERÉDIA, V. B.; CORTELLETTI, I. S.; CASARA, M. B. Abandono na velhice, Rio de Janeiro v. 8. n. 3, 2005. Disponível em: http://www.unati.uerj.br/tse/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151759282005000300002&Ing=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 de novembro 2013.

MINAYO, M. C. S; CAVALCANTE F. G.; MANGAS, R. M.; SOUZA. J. R. A. Motivos associados ao suicídio de pessoas idosas em autópsias psicológicas. Rio de Janeiro, 2007.

PAPALIA, M.; OLDS, S. W. Desenvolvimento Humano. Tradução Daniel Bueno. 7. ed., Artmed: Porto Alegre, 2000.

ROBBINS, J. Sobre alteridade e o sagrado em uma época de globalização: o “trans” em “transnacional” é o mesmo “trans” de “transcendente”?. Mana (online), vol. 14, n. 1, Rio de Janeiro, 2008, p. 119-139.

SILVA S. D.Revista A implantação de um centro de convivência para pessoas idosas. 2004. Disponível em: <http://www.crde-unati.uerj.br/publicacoes/pdf/implantacao.pdf>. Acesso em 25 de set. de 2013.

SILVA, R. M. Influência dos problemas e conflitos familiares nas ideações e tentativas de suicídio de pessoas idosas. Ciência & Saúde Coletiva. v .6, n. 20, p. 1703 – 1710. 2015.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos Originais