Expansão dos cursos de enfermagem no nordeste: crescimento versus qualidade

Autores

  • Israel Coutinho Sampaio Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Educação em enfermagem. Instituições de ensino superior. Avaliação educacional.

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar a trajetória da expansão universitária e a qualidade do ensino na área da enfermagem na região Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo de natureza histórico-social, descritivo, exploratório com abordagem quantitativa, realizado entre os meses de maio e agosto de 2013. As fontes primárias foram: sites do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, entre os anos de 2004 e 2010. Observou-se que a expansão universitária em Enfermagem na região Nordeste, obteve um crescimento de 328%, entre os anos de 2004 a 2010, em que 76% dos cursos estão concentrados nas capitais dos estados. Houve um crescimento na rede privada de 393%, porém grande parte destes cursos, 35% são classificados como sem conceito. Conclui-se que a expansão universitária está pautada no modelo mercantil e capitalista, havendo a necessidade da reestruturação das condutas políticas educacionais, através da discussão da permanência de cursos em Instituições de Ensino Superior que não possuem conceito médio de qualidade.

 

Biografia do Autor

Israel Coutinho Sampaio Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Mestrando em Saúde da Família, pela Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro. Especialista em Gestão, Auditoria e Perícia em Sistemas de Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Enfermagem, pela Associação Teresinense de Ensino ATE/FSA. Brasília (DF). E-mail: is-coutinho@live.com

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Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

Reflexão