Expansão dos cursos de enfermagem no nordeste: crescimento versus qualidade

Autores/as

  • Israel Coutinho Sampaio Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palabras clave:

Educação em enfermagem. Instituições de ensino superior. Avaliação educacional.

Resumen

O estudo teve como objetivo avaliar a trajetória da expansão universitária e a qualidade do ensino na área da enfermagem na região Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo de natureza histórico-social, descritivo, exploratório com abordagem quantitativa, realizado entre os meses de maio e agosto de 2013. As fontes primárias foram: sites do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, entre os anos de 2004 e 2010. Observou-se que a expansão universitária em Enfermagem na região Nordeste, obteve um crescimento de 328%, entre os anos de 2004 a 2010, em que 76% dos cursos estão concentrados nas capitais dos estados. Houve um crescimento na rede privada de 393%, porém grande parte destes cursos, 35% são classificados como sem conceito. Conclui-se que a expansão universitária está pautada no modelo mercantil e capitalista, havendo a necessidade da reestruturação das condutas políticas educacionais, através da discussão da permanência de cursos em Instituições de Ensino Superior que não possuem conceito médio de qualidade.

 

Biografía del autor/a

Israel Coutinho Sampaio Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Mestrando em Saúde da Família, pela Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro. Especialista em Gestão, Auditoria e Perícia em Sistemas de Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Enfermagem, pela Associação Teresinense de Ensino ATE/FSA. Brasília (DF). E-mail: is-coutinho@live.com

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Publicado

2017-01-31

Número

Sección

Reflexão