Educação em saúde para pré-escolares: experiência de residentes multiprofissionais
Keywords:
Educação em Saúde, Saúde da Criança, Comportamentos SaudáveisAbstract
O artigo objetiva descrever a experiência de educação em saúde por meio de oficinas de um grupo de Residentes em Saúde da Família em uma creche do bairro São Joaquim, em Teresina/PI, realizada em outubro de 2015. As oficinas aconteceram no Centro Municipal de Educação Infantil Tia Mônica em uma turma de 25 crianças com idades entre quatro e cinco anos. Realizaram-se quatro oficinas com duração média de 50 minutos cada. Os temas abordados foram: dengue; higiene corporal; os cinco sentidos e; meio ambiente e reciclagem. Como metodologia, foram utilizados fantoches, recorte e colagem, pintura, música, e vídeos educativos. Observou-se que a atividades forneceram subsídios às crianças ampliarem conhecimentos sobre saúde, assim, promover educação em saúde para crianças, por meio do lúdico, fornece a possibilidade do interesse para a cultura da auto responsabilização pelo cuidado com a saúde e promoção de um estilo de vida saudável.
References
BALDIN, N. Uma abordagem lúdica e pedagógica no ensino fundamental: Trabalhando com a Educação Ambiental. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. v. 10, n. 24, p. 209-228, 2015. Disponível em: < https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/334 > Acesso em: 10 de Janeiro de 2018.
BOHM F. M. L. Z. et al. Use of Organic Gardens as a Tool for Environmental Education. Luminária. v. 19, n. 1, p. 20-26, 2017. Disponível em: < periodicos.unespar.edu.br/index.php/luminaria/article/download/1460/1323> Acesso em: 25 de Janeiro de 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno temático - SAN e PAAS - Versão Preliminar. Brasília-DF: Ministério da Saúde. 2014. Disponível em: < http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderno_san_paas.pdf > Acesso em: 20 de Janeiro de 2018.
CARDOSO, S. M. M.; RODRIGUES, A. P. Health promotion based on demands related to hygiene and health in the school. Revista de Ciência e Inovação. v. 1, n. 2, p. 93-104, 2016. Disponível em: < http://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/article/view/99> Acesso em: 17 de Janeiro de 2018.
CASEMIRO, J. P.; FONSECA, A. B. C.; SECCO, F. V. M. Promoting health in school: reflections based on a review of school health in Latin America. Ciência & Saúde Coletiva. v. 19, n. 3, p. 829-840, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00829.pdf> Acesso em: 14 de Janeiro de 2018.
CASTRO, I. R. R. D. Challenges and perspectives for the promotion of adequate and healthy food in Brasil. Cadernos de Saúde Pública. v. 31, n. 1, p. 7-9, 2015. Disponível em: < https://www.scielosp.org/pdf/csp/v31n1/0102-311X-csp-31-01-00007.pdf > Acesso em: 16 de Janeiro de 2018.
GALVÃO, C. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. The relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. v. 33, n. 2, p. 124-141, 2016. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/download/5641/3890 > Acesso em: 13 de Janeiro de 2018.
GANZ, J. S. et al. Programa de estimulação cognitiva “ativamente” para o ensino infantil. Rev. Psicopedagogia. v. 32, n. 97, p. 14-25, 2015. Disponível em: < www.revistapsicopedagogia.com.br/exportar-pdf/52/v32n97a03.pdf> Acesso em: 11 de Janeiro de 2018.
LEITE, C. T. et al. Health education practice as perceived by senior high students. Cogitare Enfermagem. v. 19, n. 1, p. 13-19, 2014. Disponível em: < http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/wp-content/uploads/sites/28/2017/02/35925-133802-2-PB.pdf > Acesso em: 10 de Janeiro de 2018.
LIMA, K. Y. N.; SANTOS, V. E. P. Play as a care strategy for children with câncer. Revista gaúcha de Enfermagem. v. 36, n. 2, p. 76-81, 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v36n2/1983-1447-rgenf-36-02-00076.pdf > Acesso em: 19 de Janeiro de 2018.
MEDEIROS, E. R.; COSTA, A. B.; SANTOS, P. F. B. B. The care of children in early childhood education: an experience report. Rev Recien. v. 6, n. 16, p. 32-47, 2016. Disponível em: < http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/133/201> Acesso em: 18 de Janeiro de 2018.
MENDES, J. I.; COSTA, J. R. Integração sensorial em crianças com transtorno do espectro autista. Cad. da Esc. de Saúde. v. 17, n. 2, p. 1-3, 2017. Disponível em: < portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/download/3791/3064> Acesso em: 15 de Janeiro de 2018.
MOREIRA, K. C. C. Intervenção mediacional e promoção da saúde: um estudo com crianças pré-escolares. (Mestrado em Psicologia dos Processos Psicossociais em Saúde e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17844/1/IntervencaoMediacionalPromocao.pdf> Acesso em: 10 de Janeiro de 2018.
PIANTINO, C. B. et al. Proposals for educational actions in the school environment as a health promotion practice. Ciência ET Praxis. v. 9, n. 17, p. 49-52, 2016. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2271/1225> Acesso em: 13 de Janeiro de 2018.
PINTO, S. M. et al. Actions in environmental education for four-to-eight-year-old children in workshops in the project rondon. Revista Eletrônica de Extensão. v. 13, n. 21, p. 184-190, 2016. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/download/1807-0221.2016v13n21p184/31439> Acesso em: 16 de Janeiro de 2018.
ROLEY, S. S. et al. Sensory Integration and Praxis Patterns in Children with Autism. The American Journal of Occupational Therapy Association. v. 69, p. 1-9, 2014. Disponível em: <https://ajot.aota.org/article.aspx?articleid=2087152&resultClick=3> Acesso em: 19 de Janeiro de 2018.
SIGAUD, C. H. S. et al. Promoting oral care in the preschool child: effects of a playful learning intervention. Rev. Bras. Enferm. v. 70, n. 3, p. 519-25, 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n3/0034-7167-reben-70-03-0519.pdf> Acesso em: 12 de Janeiro de 2018.
SILVA, C. B. et al. Health education activities near child education: related experience. Rev enferm UFPE on line. v. 11, Supl. 12, p. 5455-5463, 2017. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/22772> Acesso em: 11 de Janeiro de 2018.
SILVA, S. P. The theatre of dolls in infant education: the construction of knowledge of child in deliberation. Revista Didática Sistêmica. v. 16, n. 2, p. 44-58, 2014. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/redsis/article/viewFile/4592/3417> Acesso em: 17 de Janeiro de 2018.
TAVARES, M. F. L. et al. Health promotion in professional education: challenges in Health and the need to achieve in other sectors. Ciência & Saúde Coletiva. v. 21, n. 6, p. 1799-1808, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n6/1413-8123-csc-21-06-1799.pdf> Acesso em: 12 de Janeiro de 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Transferência de Direitos Autorais
Declaro que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Interdisciplinar.
Assinatura do(s) autor(es)
Data: _____________________________________________________________________
Envio de manuscritos
Os manuscritos devem ser enviados pelo sistema eletrônico para a Revista Interdisciplinar.