Aplicabilidade da Escala Motora Infantil de Alberta em crianças institucionalizadas

Authors

  • Giselia Gonçalves de Castro Centro Universitário do Cerrado Patrocínio Minas Gerais
  • Paloma Ninfa Barbosa Centro Universitário do Cerrado Patrocínio Minas Gerais
  • Adriana Santos Camargos Centro Universitário do Cerrado Patrocínio Minas Gerais
  • Adriana Nunes de Oliveira Centro Universitário do Cerrado Patrocínio Minas Gerais
  • Luciana Rocha Nunes Nogueira Centro Universitário do Cerrado Patrocínio Minas Gerais
  • Kelly Cristina Faria Centro Universitário do Cerrado Patrocínio Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17648/2317-5079.v11n3.1462

Keywords:

Crianças. Creches. Desenvolvimento infantil.

Abstract

A Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS) é um instrumento de avaliação observacional que permite a identificação de atrasos motores em crianças de zero a dezoito meses. Este estudo tem o objetivo de descrever a aplicabilidade da AIMS em crianças institucionalizadas. Trata-se de um estudo transversal, exploratório e de abordagem quantitativa. Foram avaliadas 30 crianças com faixa etária de 6 a 18 meses. Para a coleta de dados foram analisados prontuários das crianças, filmagens e aplicação da AIMS. A idade média da amostra foi de 14,44 ± 3,15 meses, sendo 50% de cada sexo. A avaliação motora dos bebês de acordo com a escala AIMS observou-se maior média foi em pé (12,44±4,79) e menor foi em supino (8,72±1,27). Os resultados mostraram que as crianças institucionalizadas possuem um desenvolvimento motor adequado além de um ambiente favorável na creche para o desenvolvimento das habilidades motoras.

Author Biography

Giselia Gonçalves de Castro, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio Minas Gerais

Doutoranda em Promoçao de Saúde. Fisioterapeuta. Saúde Pública. Saúde Infantil. Saude Coletiva. Saúde da Família.

 

References

AMARO, L. L. de M. et al. Child development: comparison between children who attend or do not attend public daycare centres. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 170-176, 2015.

ARAÚJO, M. A. N.; GAMA, F. S.; SILVA, U. Creche de ontem e de hoje: o que os pais esperam dessa instituição? Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 2, n. 1, p. 3-20, abr. 2014.

BUENO, E. A.; CASTRO, A. A. M. de; CHIQUETTI, E. M. dos S. Influência do Ambiente Domiciliar no Desenvolvimento Motor de Lactentes Nascidos Pré-Termo. Revista Neurociências, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 45-52, 2014.

FERNANDES, T. F.; FILHO, A. A. B.; GABEL, J.; CARVALHO, M.F. P.; GARCEZ, E. Guardería y la madre que trabaja. Residência Pediátrica, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, supl. 1, p. 31-35, 2014.

FORMIGA, C. K. M. R.; VIEIRA, M. E. B.; LINHARES, M. B. M. Avaliação do desenvolvimento de bebês nascidos pré-termo: a comparação entre idades cronológica e corrigida. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 230-236, out. 2015.

FRÔNIO, J. da S. et al. Estado nutricional e desenvolvimento motor grosso de lactentes entre seis e dezoito meses de idade. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 30-38, 2011.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 7.ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 481p.

HERRERO, D.; GONÇALVES, H.; DE SIQUEIRA, A. A. F.; DE ABREU, L. C. Escalas de desenvolvimento motor em lactentes: Test ofInfant Motor Performance e a Alberta Infant Motor Scale. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 122-132, abr. 2011.

MARTINELLO, M. et al. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças matriculadas em creches públicas. HU Revista, Juiz de Fora, v. 37, n. 2, p. 155-162, abr./jun. 2011.

MOTTER, A. A. et al. Promoção dos laços família – bebê por meio da Shantala. Revista Uniandrade, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 30-41, 2013.

OSAVA, R. H. et al. Cesarean sections in a birth center. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 6, p. 1036-1043, dez. 2011.

PEIXE, B. B.; CUNHA, N. H.; GOUVEIA, G. P. M. Análise do desenvolvimento motor em crianças institucionalizadas na faixa etária de 0 a 18 meses. Fisioterapia Ser, v. 10, n. 2, p. 64-67, 2015.

PIPER, M. C.; DARRAH, J.; MAGUIRE, T. O.; REDFERN, L. Motor assessment of the developing infant. Vol. 1. Philadelphia: W. B. Saunders Co, 1994. 210 p.

PIZZO, G. C. et al. Análise das affordances do ambiente domiciliar de crianças pré-escolares: um estudo em função da renda familiar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2015.

REIS, B. dos; PARAIZO, M. F. N.; CAMPOS, D. Motricidade de lactentes que vivem em abrigo. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, Valinhos, v. 16, n. 4, p. 40-50, 2012.

RIBEIRO, D. G.; PEROSA, G. B.; PADOVANI, F. H. P. Fatores de risco para o desenvolvimento de crianças atendidas em Unidades de Saúde da Família, ao final do primeiro ano de vida. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 215-226, jan. 2014.

SAMPAIO, T. F. de et al. Motor behavior of low birth weight and very low birth weight premature infants. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 253-258, jul./set. 2015.

TECKLIN, J. S. Fisioterapia Pediátrica. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 480p.

VALENTINI, N. C.; SACCANI, R. Infant Motor Scale of Alberta: validation for a population of Southern Brazil. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 231-238, jun. 2011.

VELEDA, A. A.; SOARES, M. C. F.; CÉZAR-VAZ, M. R. Fatores associados ao atraso no desenvolvimento em crianças. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 79-85, mar. 2011.

VENTURELLA, C. B.; ZANANDREA, G.; SACCANI, R.; VALENTINI, N. C. Desenvolvimento motor de crianças entre 0 e 18 meses de idade: Diferenças entre os sexos. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 9, n. 2, p. 3-12, jun. 2013.

Published

2018-11-06

Issue

Section

Artigos Originais