Desafios do processo de gestão de um centro de atenção psicossocial de um município do interior do nordeste brasileiro
Palabras clave:
Gestão em saúde. Saúde mental. Gestão da qualidade.Resumen
O estudo teve como objetivo analisar a percepção de profissionais envolvidos na gestão e assistência de um Centro de Atenção Psicossocial no que se refere: trabalho interdisciplinar, multiprofissional, financiamento da unidade e adequação da estrutura física para ações de saúde mental. Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Realizado no Centro de Atenção Psicossocial, em um município do interior do Ceará, com nove profissionais, entre os meses de setembro e outubro de 2014. Foi utilizado um roteiro semiestruturado para coleta de dados, os quais, foram categorizados e analisados conforme Minayo. Obteve autorização do CEP-UECE sob protocolo CAAE: 36971014.0.0000.5534. Os resultados demonstram que o financiamento é insuficiente, o trabalho interdisciplinar é fragmentado devido as várias formas de vínculos dos membros da equipe multiprofissional, pela ausência de capacitação, tomada de ações dentro da gestão de forma unilateral, inadequação da estrutura física às práticas terapêuticas em saúde mental. É fundamental que a teorização da política em saúde mental não se dissocie de sua prática, haja vista a importância do trabalho dispensado aos familiares e usuários do Centro de Atenção Psicossocial. Torna-se necessário o desenvolvimento de ações planejadas por toda a equipe gestora/assistencial, para que seja possível consolidar este novo modelo de cuidar.
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