O conhecimento dos graduandos em odontologia acerca da atuação fonoaudiológica na motricidade orofacial

Autores/as

  • Juliane Bervian Universidade de Passo Fundo
  • Gilvani Neiss Universidade de Passo Fundo
  • Simone Cotica Zaffari Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

odontologia, fonoaudiologia, sistema estomatognático

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos graduandos de odontologia acerca da atuação fonoaudiológica na motricidade orofacial. O estudo é transversal, de caráter quantitativo. Foi aplicado um questionário para alunos formandos nos Cursos de Odontologia na cidade de Passo Fundo/RS. Os resultados mostraram que 86,1% dos alunos possuem conhecimento sobre a área de atuação da Fonoaudiologia em Motricidade Orofacial. E, em relação ao trabalho conjunto, 42,6% dos alunos consideram importante a atuação conjunta entre a Odontologia e a Fonoaudiologia, sendo que outros 57,4% não consideram importante. Foi possível concluir, portanto, que os pesquisados demonstraram ter conhecimentos sobre a atuação fonoaudiológica na motricidade orofacial. No entanto, não recebem em sua graduação orientações específicas sobre o curso de fonoaudiologia, nem sobre a importância do trabalho conjunto. Assim é importante a conscientização destes profissionais sobre a importância do trabalho interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Juliane Bervian, Universidade de Passo Fundo

Especialista, Mestre e Doutora em Odontopediatria

Atua no Curso de Odontologia e de Fonoaudiologia

Area de concentração: Odontopediatria

Gilvani Neiss, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia

Simone Cotica Zaffari, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia

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Publicado

2017-11-16

Número

Sección

Artigos Originais