Sentimentos e percepção do estudante de enfermagem sobre o acolhimento no estágio obrigatório

Autores/as

  • Alcides Viana de Lima Neto Universidade Potiguar (UnP)
  • Aline Samaly da Costa Fernandes Universidade Potiguar
  • Dâmaris Queiroz de Oliveira Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.17648/2317-5079.v11n2.1162

Palabras clave:

Educação em Enfermagem. Estágios. Acolhimento.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos estudantes de enfermagem sobre o acolhimento no estágio obrigatório, bem como as dificuldades encontradas no campo prático. Trata-se de uma pesquisa mista, realizada em duas universidades no município de Natal, Rio Grande do Norte, com 107 alunos de enfermagem. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário para identificar o perfil sociodemográfico e questões sobre a temática específica. Identificou-se que o estágio obrigatório introduz o discente na realidade do campo prático e que os discentes apresentam como principais sentimentos ansiedade e medo. Observou-se que ao finalizar o estágio houve mudança de opinião dos alunos, pois segundo relatos, entende-se que as dificuldades, os sentimentos e a receptividade fazem parte do processo de aprendizagem na formação do acadêmico da graduação de enfermagem.

Biografía del autor/a

Alcides Viana de Lima Neto, Universidade Potiguar (UnP)

Enfermeiro. Especialista em gestão em enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente da Escola da Saúde da Universidade Potiguar.

Aline Samaly da Costa Fernandes, Universidade Potiguar

Enfermeira. Graduada pela Universidade Potiguar (UnP).

Dâmaris Queiroz de Oliveira, Universidade Potiguar

Enfermeira. Graduada pela Universidade Potiguar (UnP).

Citas

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Publicado

2018-08-27

Número

Sección

Artigos Originais