Humanização no Atendimento na Percepção dos Profissionais de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.17648/2317-5079.v11n1.1278Palabras clave:
EnfermagemResumen
O atendimento humanizado se define como cuidar no sentido integral, de forma natural e ao mesmo tempo consciente. O objetivo deste trabalho é compreender e conhecer o significado de humanização para os profissionais de enfermagem, suas experiências em relação à humanização e limitações para prestar uma assistência humanizada e conhecer as estratégias utilizadas frente às limitações. Adotou-se como parâmetros estudo qualitativo com entrevista semiestruturada, realizada em um hospital municipal do interior de Rondônia, com 17 profissionais de enfermagem. Os depoimentos foram agrupados em quatro categorias. Os relatos demonstram diversidade de opiniões para definição de assistência humanizada, apesar de reconhecerem as necessidades de mudança os profissionais utilizam das deficiências da instituição para justificar o porquê não realizam uma assistência humanizada. Conclui-se que para se praticar humanização há necessidade de mudanças de hábitos que envolvam profissionais, gestores e usuários.
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