La adolescencia y sus particularidades: conocimiento y percepción de las jóvenes sobre los cambios en la pubertad e interacción en el contexto social

Autores/as

Palabras clave:

adolescência; sexualidad; educación sexual.

Resumen

Introducción: la escuela es un importante punto de apoyo para los jóvenes en la adolescencia, con orientación sobre sexualidad prevista por las Leyes de Directrices y Bases del sistema educativo brasileño. Objetivo: Discutir los conocimientos de los adolescentes sobre temas relacionados con los cambios corporales y comportamentales durante la pubertad y su percepción en el contexto social. Metodología: estudio observacional descriptivo realizado con adolescentes de la escuela primaria II y secundaria de una escuela pública, Itabuna, Bahía, Brasil. Resultados: Participaron del estudio 80 voluntarios, quienes demostraron poco conocimiento sobre el cuerpo y la funcionalidad de los órganos reproductivos y denuncian la falta de espacios de diálogo. Conclusion: El estudio demostró que las escuelas juegan un papel fundamental en la educación sexual de los adolescentes. Sin embargo, es necesario brindar herramientas y capacitación a los educadores para que esta enseñanza sea efectiva y abarque la diversidad.

Citas

ANDRADE, P. R.; Ohara, C. V. S.; Borba, R. I. H.; Ribeiro, C. A. Enfrentando uma experiência difícil mesmo com apoio: a adolescente menor vivenciando a maternagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, 36(spe), 111-118, 2015. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.esp.56751. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/G73Vd3wgPQSj5Vp5dV68CMd/. Acesso em 20 de maio de 2024.

BIDARRA, Zelimar Soares; GREGORIA, Franciele Jaqueline. Configurações da violência psicológica contra crianças e adolescentes no município de Toledo (PR). 2008.

BORDINI, G.S.; SPERB, T.M. Concepções de gênero nas narrativas de adolescentes. Psicologia do Desenvolvimento. Psicol Reflex Crit. 25 (4), 2012. https://doi.org/10.1590/S0102-79722012000400013. Disponível em: SciELO - Brasil - Concepções de gênero nas narrativas de adolescentes Concepções de gênero nas narrativas de adolescentes. Acesso em 20 de maio de 2024.

BARONCELLI, L. Adolescência: fenômeno singular e de campo. Revista da Abordagem Gestáltica, v. 18, n. 2, p. 188–196, jul./dez. 2012. ISSN 1809-6867. Disponível em: Adolescência: fenômeno singular e de campo. Acesso em 20 de maio de 2024

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cor ou raça: conheça o Brasil. 2024. Disponível em https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html. Acesso em 10 de junho de 2024

BRASIL. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.

BUTLER, J. Gender trouble, feminism and the subversion of identity. New York; London: Routledge. 1990.

BUTLER, J. Undoing gender. New York: Routledge. 2004.

CARVALHO, J. B.; MELO, M.C. A família os papeis de gênero na adolescência. Psicol. Soc. 31, 2019. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31168505 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/gNFmX6vGgKQ6gCyjQzv4CMS/. Acesso em 10 de junho de 2024.

CHILAND, C. A construção da identidade de gênero na adolescência. Rev. Bras. Psicanal. Vol 48, nº4. 2014. ISSN 0486-641X. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0486-641X2014000400016. Acesso em 20 de maio de 2024.

DIAMOND, M. Sex and gender are different: Sexual identify and gender identify are different. Clinical Child Psychology and Psychiatry, 7(3), 320 – 334, 2002. https://doi.org/10.1177/1359104502007003002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1359104502007003002. Acesso em 20 de maio de 2024.

DIAS, A.C.G.; GOMES, W.B. Conversas sobre sexualidade na família e gravidez na adolescência: a percepção dos pais. Estud. psicol. (Natal), vol. 4, pp. 79–106, Jun. 1999, doi: 10.1590/S1413-294X1999000100006. Disponível em SciELO - Brasil - Conversas sobre sexualidade na família e gravidez na adolescência: a percepção dos pais Conversas sobre sexualidade na família e gravidez na adolescência: a percepção dos pais. Acesso em 10 de junho de 2024

QUARESMA, D. R. (2016). Exclusão de adolescentes grávidas em escolas do sul do Brasil: uma análise sobre a educação sexual e suas implicações. Revista de estudios sociales (57). 78-88. http://dx.doi.org/10.7440/res57.2016.06. Disponível em Exclusão de adolescentes grávidas em escolas do sul do Brasil: uma análise sobre a educação sexual e suas implicações. Acesso em 15 de junho de 2024.

GARRETO, Regina Guimarães; SILVA, Cleine Cristina O.; SILVA, Heloísa Fernanda Vieira; COUTO, Daniela Paula. A construção da autoestima da mulher negra: gênero, racismo e autoestima. Pretextos, v.8, n.16, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/26114. Acesso em 16 de junho de 2024.

HABIGZANG, Luísa, F. et al. Trabalhando com Adolescentes. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318710480_Trabalhando_com_adolescentes_Teoria_e_intervencao_psicologica. Acesso em 20 de agosto de 2024.

LOURO, G.L. Gênero, sexualidade e educação: Das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista, 46, 201-2018, 2002. https://www.scielo.br/j/edur/a/5mdHWDNFqgDFQyh5hj5RbPD/?format=pdf. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/5mdHWDNFqgDFQyh5hj5RbPD/?format=pdf. Acesso em 20 de maio de 2024

MIURA, P.O. et al. Adolescence, pregnancy and domestic violence: social conditions and life projects. Rev. Bras. Enferm. 73 (1), 2020. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0111. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/kpSZMqX43mdS3rsWNg6Qpyf/. Acesso em 20 de maio de 2024

MIURA, P. O. et al. Gravidez na adolescência e as experiências da vida escolar. Psicol. Esc. Educ. v.27, 2023. https://doi.org/10.1590/2175-35392023-238700. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/qMgpxSVHNVqWyfrJCfRpchv/. Acesso em 20 de maio de 2024.

PAHO. Organizacion Panamericana de la Salud. Organizacion Mundial de la Salud (OMS). Saúde mental dos adolescentes. Disponível em https://www.paho.org/es/node/73019 . Acesso em 23 de maio de 2024.

PAPALIA, D.E;.; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento humano. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

PIRES, R.; PEREIRA, J.; PEDROSA, A.A. et al. Contributo de fatores individuais, sociais e ambientais para a decisão de prosseguir uma gravidez não planeada na adolescência: Um estudo caracterizador da realidade portuguesa. Análise Psicológica, v.1, p.19-38, 2015. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/47009. Acesso em 15 de junho de 2024.

RUSSO, G.; TRINDADE, H.; DANTAS, J. et al. Quando a realidade cala: Violência psicológica intrafamiliar contra crianças e adolescentes em Mossoró- RN. Temporalis, Brasília, 14 (27), 159-180, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/7136. Acesso em 18 de junho de 2024

SOUZA, M. Educação sexual deve estar no currículo, mas não substitui papel da família. UOL Site. Atualizado em 12 de dezembro de 2020. Acesso em 25 de maio de 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/12/10/educacao-sexual-deve-estar-no-curriculo-mas-nao-substitui-papel-da-familia.htm. Acesso em 20 de maio de 2024.

UNICEF. Situação das crianças e dos adolescentes no Brasil. Acesso em 02 de março de 2022. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/situacao-das-criancas-e-dos-adolescentes-no-brasil. Acesso em 20 de maio de 2024.

Publicado

2024-12-17

Número

Sección

Artigos Originais