Perfil epidemiológico dos idosos acometidos por acidente vascular cerebral

Autores/as

  • Sâmea Rafaela Rodrigues Damata
  • Laura Maria Feitosa Formiga
  • Ana Klisse Silva Araújo
  • Edina Araújo Rodrigues Oliveira
  • Ana Karla Sousa de Oliveira
  • Ronaldo César Feitosa Formiga

Resumen

Objetivou-se conhecer o perfil epidemiológico dos idosos acometidos por acidente vascular cerebral dentre os pacientes assistidos em um Centro de Reabilitação na cidade de Picos (PI). Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado com uma população de 20 pacientes idosos submetidos a tratamento fisioterápico. A amostra foi equivalente à população, envolvendo todos os idosos que se enquadrassem nos critérios de inclusão. Diante dos resultados, constatou-se que dentre as possíveis causas do desenvolvimento do AVC,16 participantes (80,0%) apontaram a hipertensão, enquanto que 6 (33,3%) o diabetes, 1 (5,0%) a cardiopatia, 1 (5,0%) o stress e 2 (10,0%) afirmaram causa desconhecida. È imprescindível à criação de novos projetos e programas que englobem a assistência à população, a fim de instituir novos métodos e aprimorar os já existentes de promoção e prevenção eficazes para a melhoria da qualidade de vida da população.

Biografía del autor/a

Sâmea Rafaela Rodrigues Damata

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí-UFPI

Laura Maria Feitosa Formiga

Mestre pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Enfermagem da UFPI/CSHNB. Pesquisadora do Grupo Saúde Coletiva (GPESC

Ana Klisse Silva Araújo

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Nefrologia pelo IBPEX.

Edina Araújo Rodrigues Oliveira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFPI. Docente do curso de UFPI-CSHNB

Ana Karla Sousa de Oliveira

Enfermeira e Psicóloga. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do GPeSC/UFPI

Ronaldo César Feitosa Formiga

Farmacêutico graduado pela Faculdade Integral Diferencial-FACID.

Citas

BRASIL. Conselho Nacional DE Saúde. Resolução Nº 196 de 10 de outubro de 1996. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa Brasileira. Brasília, DF, 1996.

_____ Ministério da Saúde. AVC - Acidente Vascular Cerebral. Brasília, 2006a.

_____Ministério da Saúde. AVC - Acidente Vascular Cerebral. Brasília, 2006b.

_____Ministério da Saúde. DATASUS. Informações de saúde. Brasília, 2010a.

CRUZ, K. C. T.; DIOGO, M. J. E. Avaliação da capacidade funcional de idosos com acidente vascular encefálico. Acta Paul Enfermagem, v.22, n. 5, p. 666-672, 2009.

DANILOW, M. Z. et al. Perfil epidemiológico, sociodemográfico e psicossocial de idosos institucionalizados do Distrito Federal. Ciências Saúde, v.18,n. 1 p. 9-16. 2007.

ELIOPOULOS, C. Enfermagem gerontológica. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEITE, H.R.; NUNES, A. P. N.; CORRÊA C. L. Perfil epidemiológico de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico cadastrados na Estratégia de Saúde da Família em Diamantina, MG. Fisioterapia e Pesquisa, v. 16, n.1, p.34-9, 2009.

MARQUES, S.; RODRIGUES, R.A.P.; KUSUMOTA, L.O idoso após acidente vascular cerebral: alterações no relacionamento familiar. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.14, n. 3, 2006.

MAZOLLA, D. et al. Perfil dos pacientes acometidos por acidente vascular encefálico assistidos na clínica de fisioterapia neurológica da Universidade de Passo Fundo. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v.20, n. 001, p. 22-27, 2007.

MOREIRA, R.P. Cuidador de cliente com acidente vascular encefálico: associação com diagnósticos de enfermagem. 2008. 170 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem na Produção da Saúde) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

NUNES, M.C.R. et al. Influência das características sociodemográficas e epidemiológicas na capacidade funcional de idosos residentes em Ubá, Minas Gerais. Revista brasileira de Fisioterapia, v.13, n.5, p.376-82, 2009.

PEREIRA, A.B.C.N.G. Estudo epidemiológico de acidente vascular cerebral em idosos no Municipio de Vassouras através do rastreamento de dados do Programa Saúde da Família. 2008. 69 f . Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências

Biológicas e da Saúde, Mestrado em Neurologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

PIRES,S.L. ;GAGLIARDI,R.J.; GORZONI,M.L. Estudo das frequências dos principais fatores de risco para acidente vascular cerebral isquêmico em idosos.Arq neuropsiquiatr, São Paulo, v.62, n.3b, p 844-51, 2004.

SUGIMOTO, L. AVC – Uma catástrofe que pode ser prevenida e tratada. São Paulo: 2009.

TAVARES, M.B. Prevalência de AVC em idosos do PSF São Silvestre em Campos dos Goytacazes – RJ. 2008.

TEIXEIRA, C.P.; SILVA,L.D. As incapacidades físicas de pacientes com acidente vascular cerebral: ações de enfermagem. Enfermeira Global, n.15, 2009.

ZINNI, J.V.S. Acidente Vascular Cerebral. Fisioweb, Rio de Janeiro, 21 abr.2004.

Publicado

2016-04-04

Número

Sección

Artigos Originais