Métodos para o ensino de hábitos primários de higiene às crianças em contexto escolar

Autores/as

  • Maria Naiane Rolim Nascimento
  • Giovana Mendes de Lacerda
  • Simone Soares Damasceno
  • Izabel Cristina Santiago Lemos
  • George Pimentel Fernandes Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Marta Regina Kerntopf

Palabras clave:

Higiene, Educação em Saúde, Saúde da Criança

Resumen

a crianças, a partir de uma atividade/estratégia educativa realizada em ambiente escolar e identificar as limitações vivenciadas por tais crianças associadas a essas atividades. Foi realizado em uma Escola privada do ensino infantil, na cidade de Crato-CE. A população da pesquisa foi composta por 51 crianças no estágio de desenvolvimento da primeira infância. Constatou-se a pertinências dos métodos adotados para o repasse de conhecimento relativo à promoção e prevenção de agravos a saúde por meio dos hábitos de higiene corretos desde a infância, o que é direito de toda criança, para garantia do aprendizado e prática até durante a vida adulta.

Biografía del autor/a

George Pimentel Fernandes, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri (URCA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular. Autor de projetos de pesquisa e de extensão que relaciona saúde, biodiversidade, conhecimento popular e educação em saúde.

Citas

BOFF, Mirela et al. Saúde para mim é: a concepção de alunos do ensino médio fundamental de escola públicas. SALUSVITA, Bauru, v. 33, n. 1, p. 05-15, jan/mar. 2014.

BRASIL. Manual de normas para saúde da criança na atenção primária – Módulo I: Puericultura. Secretaria de Saúde do estado do Ceará. Fortaleza – CE. p. 43, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Série B. Textos Básicos em Saúde. Brasília, Ed. 1, p. 56, 2002.

COSTA, F.B. Higiene das mãos e na alimentação infantil: a atuação do enfermeiro na atenção básica. 2011. TCC (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte.

EINARSDÓTTIR, J. Children ́s and parents ́ perspectives on the purposes of playschool in Iceland. International Journal of Educational Research, Pensilvânia, v. 127, n. 6, p. 523-541, Aug. 2005.

FRANKLIN, Q.; PROWS, C. Influências Genéticas e Desenvolvimento na Promoção de Saúde da Criança. In: HOCKENBERRY, M.J; WONG, W.D. Fundamentos de enfermagem pediátrica. 9º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. p. 64-84.

FUJIMORE, E.; OHARA, C.V.S. Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. 1º ed. São Paulo: Manole, 2009. 568p.

HOCKENBERRY, M.J. Comunicação e Avaliação Física da Criança. In: HOCKENBERRY, M.J; WONG, W.D. Fundamentos de enfermagem pediátrica. 9º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. p. 85-139.

LAROCCA, L.M; MARQUES, V.R.B. Higiene e infância no Paraná: A missão de formar hábitos saudáveis (1931-1949). Higiene e infância no Paraná: a missão de formar hábitos saudáveis (1931-1949). Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 19, n. 2, p. 309-316, June 2010. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000200012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2015.

MALAGODI, M.A.S. Entre as palavras e a intervenção social: análise de uma trajetória individual em uma ação de educação ambiental interpretada a partir da filosofia da práxis. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MONTEIRO, L.P; SMOLE, K.S. Um caminho para atender às diferenças na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.1, p. 357-371, jan./abr. 2010.

PACCA, J.L.A; SCARINCI, A.L. O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 16, n. 3, p. 709-721, 2010. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 Dez. 2015.

TOLEDO, R.F de; JACOBI, P.R. Pesquisa-Ação e Educação: Compartilhando Princípios na Construção de Conhecimentos e no Fortalecimento Comunitário para o Enfrentamento de Problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 122, p. 155-173, Mar. 2013. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 12 Dez. 2015.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 168p.

Publicado

2016-11-10

Número

Sección

Artigos Originais