A percepção das gestantes sobre o autocuidado no pré-natal

Autores

  • Maria Kelly da Silva Costa Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Maria Luiza de Souza Lira Centro Universitário Uninovafapi
  • Patrícia Eduarda Santana Silva Centro Universitário Uninovafapi
  • Fernanda Cláudia Miranda Amorim Centro Universitário Uninovafapi
  • Adélia Dalva da Silva Oliveira Centro Universitário Uninassau Aliança
  • Cláudia Maria Sousa de Carvalho Centro Universitário Uninovafapi

DOI:

https://doi.org/10.29327/2393773.15.1-1

Palavras-chave:

Gestante, Pré-natal, Educação em saúde, Pesquisa-ação, Percepção

Resumo

OBJETIVOS: Analisar a percepção das gestantes sobre o autocuidado no pré-natal a partir das intervenções educativas. MÉTODO: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação. Participaram do estudo 15 gestantes que atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin. RESULTADOS: A partir da análise dos discurso sobre  a percepção das gestantes quanto ao autocuidado no pré-natal, emergiram quatro categorias temáticas: as práticas de autocuidado percebidas pelas gestantes no seu cotidiano; as percepções das gestantes sobre o autocuidado após as atividades educativas; as percepções das gestantes sobre o autocuidado e o cuidado com o filho; e a percepção das gestantes sobre as ações educativas. CONCLUSÃO: A realização das ações educativas proporcionou as gestantes o conhecimento para o autocuidado, adesão e participação efetiva nas atividades, bem como a troca de conhecimentos e saberes.

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Publicado

2023-11-06

Edição

Seção

Artigos Originais