Formação em Medicina e Saúde Mental Indígena: Percepções e Competências dos graduandos de uma IES da Região Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29327/2393773.15.1-10Palavras-chave:
Currículo, Medicina, Saúde Mental, AmazôniaResumo
Este estudo aborda diretamente a questão da formação em Medicina em uma IES do Norte do Brasil e as formas e ausências do debate sobre saúde mental das populações tradicionais, como os indígenas. Objetivo: Debater a formação de médicos e psicólogos no que se relaciona às competências necessárias para a assistência em saúde mental indígena.Metodologia: Para alcançar tal objetivo foi realizada a aplicação de questionário semiestruturado com análise do conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa e autorizado pela instituição. Resultados: há diminuta presença do tema nas práticas formativas e disciplinas, ao passo que há um interesse de debate por parte dos acadêmicos. Conclusão: Aponta-se a necessidade de execução de outras pesquisas dentro do projeto macro para ampliar a visão sobre a temática no país e na Região Norte.
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