Sobre a Revista

Foco e Escopo

A missão da Revista de Direito UNINOVAFAPI (RDU) é publicar e divulgar a produção do conhecimento da áreas jurídica, prezando pela excelência e o respeito aos princípios éticos, propiciando aos profissionais e graduandos desta área, um espaço de acesso livre e gratuito para a socialização do conhecimento e de seus saberes específicos. A RDU foi criada em fevereiro de 2014, sendo órgão oficial de divulgação do Curso de Direito do Centro Universitário UNINOVAFAPI, com periodicidade semestral e fluxo contínuo. 

A publicação tem como diretriz a Teoria da decisão jurídica, notadamente estudos referentes à conceituação de Direito e Estado, Sociedade e Cidadania, incluindo a digital, Direitos Humanos, Direito Civil, Direito Político e processual, Direito Social, Direito na globalização, Direito Internacional e Meio ambiente, bem como as instituições responsáveis pela manutenção e defesa desses direitos.

 

LINHA EDITORIAL:

A linha editorial do periódico, congrega 4 (quatro) importantes linhas de pesquisa, alinhadas ao Projeto Pedagógico do nosso Curso de Direito:

1 Teoria da Decisão Jurídica;

Esta linha de pesquisa se destina à promoção do debate acadêmico, sob perspectivas interdisciplinares e jusfilosóficas, a respeito de atualidades diversas no cenário jurídico nacional e internacional que se preocupam em delinear uma teoria da decisão judicial.

2 Violência, Saúde e Direitos Humanos;

Esta linha de pesquisa se destina à promoção do debate acadêmico, sob perspectivas interdisciplinares, a respeito de atualidades diversas no cenário jurídico nacional e internacional, tais como discussões teóricas e práticas contemporâneas e recentes posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais.

3 Estado, Políticas Públicas e Domínio Econômico-Social;

Esta linha de pesquisa propõe a promoção do debate acadêmico, sob perspectivas interdisciplinares, a respeito das inter-relações entre Direito, sociedade Estado e/ou tecnologia, identificando problemáticas nesta vinculação e, quando possível, sugerindo caminhos e resoluções.

4 Relações Privadas, Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Esta linha de pesquisa propõe a promoção do debate acadêmico, sob perspectivas interdisciplinares, a respeito das inter-relações jurídicas no âmbito privado, travadas no mundo real e virtual, identificando problemáticas nesta vinculação e, quando possível, sugerindo caminhos e resoluções.

 

A Revista de Direito UNINOVAFAPI (RDU) tem por objetivos: Contribuir para a formação dos profissionais envolvidos na área jurídica e ciências afins; Publicar trabalhos científicos de reconhecido interesse no campo dos Direitos Humanos e Fundamentais e Direito Constitucional nas Relações Privadas, de autoria ou co-autoria de professores qualificados e; Publicar trabalhos originais que se enquadrem nas seguintes categorias: Artigos Originais, Artigo de Revisão, Resenhas, Traduções, Ensaios e Entrevistas, os quais devem obedecer as normas descritas nas Diretrizes para os autores.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos manuscritos dependerá da observância das normas da Revista de Direito UNINOVAFAPI (RDU) . A primeira avaliação leva em consideração os aspectos de formatação exigidos pela Revista. Estando o artigo devidamente formatado, ele é enviado para apreciação da Comissão Editorial/pareceristas/avaliadores, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões (sem alterar o conteúdo científico) ao(s) autor(es) para as alterações necessárias. Neste caso, o referido manuscrito será reavaliado pelo Conselho Editorial, permanecendo em sigilo o nome do consultor, e omitido também o(s) nome(s) do(s) autor(es) aos consultores. O número máximo de autores será de 03 por manuscrito, em que um deles, no mínimo, seja mestrando ou tenha o t´ítulo de mestre ou doutor. Os manuscritos serão avaliados por dois consultores, entretanto, de acordo com sua especificidade, o editor poderá designar um terceiro.

O processo de editoração da Revista de Direito UNINOVAFAPI (RDU) segue as seguintes etapas:

- Os artigos recebidos passam pela avaliação prévia dos editores, a fim de verificar sua pertinência à linha editorial do periódico.

- Após essa avaliação, são remetidos a dois pareceristas anônimos para a avaliação qualitativa, seguindo o sistema double blind peer review. O prazo para a elaboração do parecer é de 15 a 25 dias.

- Recebido o parecer, este é encaminhado para o autor do artigo a fim de tomar ciência ou para que incorpore as modificações sugeridas.

- O texto modificado será avaliado novamente em função das alterações.

- A equipe editorial faz a compilação dos artigos que comporão o número em edição.

- Os autores são informados sobre o andamento da avaliação e terão acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, sem identificação de autoria, através do próprio sítio eletrônico da Revista de Direito UNINOVAFAPI (RDU).

Periodicidade

Fluxo contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista não cobra nenhum valor monetário ao autor para submissão e publicação de seus trabalhos, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.